Pinhole


foto Natalia Turini

  Uma câmera pinhole ou câmara estenopeica é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com um pequeno orifício, portanto é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês pin-hole, que pode ser traduzido como “buraco de alfinete” . A existência de um pequeno furo, estenopo do grego stenopo e que em português permite designar este tipo de fotografia por Fotografia Estenopeica.  A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade. Antes do advento da fotografia (séc.XIX), as projeções pinhole eram instrumentos científicos de visualização de eclipses e no estudo das estrelas; E nas artes, as imagens pinhole serviam de molde para os pintores paisagistas.
  A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. A diferença básica da fotografia pinhole para uma convencional está em sua ótica. A imagem produzida em uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, todos os planos são focados.
  As câmeras pinhole são normalmente construídas artesanalmente, na maioria das vezes feitas à mão pelo fotógrafo para um propósito particular. Em sua forma mais simples, consiste de uma caixa com um furo em um dos lados e um pedaço de filme ou papel fotográfico no lado oposto. Um pedaço de papelão preso por fita adesiva pode servir como obturador. O furo geralmente é feito utilizando uma agulha de costura de diâmetro pequeno feito em um pedaço de alumínio fino ou latão.

 Imagens produzidas durante a oficina ‘Brincando com luz de olhos vendados’ ministrada por Miguel Chikaoka na Universidade Estadual de Londrina, em Novembro de 2011. 

 












 








  




    
    Fotos Natalia Turini

Mini Pinhole
 * construída durante a oficina com Miguel Chikaoka


links relacionados

Nenhum comentário: