8° ENCART

  Aconteceu, de  10 a 14 de setembro, a oitava edição do Encontro de Arte e Tecnologia - ENCART,  promovido pelo curso de Artes Visuais Multimídia da UNOPAR. O encontro teve a participação de oito profissionais de destaque que abordaram as várias facetas das Artes Visuais: fotografia, imagem, ilustração, vídeo, animação, performance, multimídia; acerca do tema 'Porque as artes e a comunicação estão convergindo?".
  A noite de abertura foi com a ilustre convidada Lúcia Santaella,  doutora em teoria Literária pela PUC/SP, coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e presidente-honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica. Com 37 livros publicados, Lúcia ganhou o Prêmio Jabuti nos anos de 2002, 2009 e 2011.
  Outro destaque é Lourenço Mutarelli, escritor, desenhista e roteirista. Publicou 12 álbuns de HQ e 6 livros. Recebeu vários prêmios e é aclamado por sua participação no cinema e no teatro. Criador da arte do filme "Nina" dirigido por Heitor Dhalia, autor do romance "O cheiro do ralo", adaptado para o cinema, dirigido por Heitor Dhalia e estrelado por Selton Mello. Recentemente, seu romance "O Natimorto" foi adaptado para o teatro pelo dramaturgo londrinense Mario Bortolotto e ganhou as telas com o próprio Mutarelli no elenco.
  Outros profissionais que estiveram no encontro foram Phillippe Chaurand, que veio de Paris especialmente para o encontro, lançar o "Millumin" - softwares para performance áudio-visuais; VJ Spetto, artista multimídia que atua com vídeo-performance; Ricardo Palmieri, artista e pesquisador, premiado  na área de ferramentas para produção de multimídia; Pedro Conti, artista 3D do Estúdio Techno Image, colecionador de prêmios nas maiores revistas e sites nacionais; Toni Pires, repórter fotográfico e editor de fotografia do jornal Folha de São Paulo; Gustavo Duarte cartunista e ilustrador, atuou como designer gráfico na editora Abril, além de colaborar com as principais revistas e jornais do páis, vencedor de sete prêmios HQ Mix;

Links relacionados
http://www2.unopar.br
http://www.arte.seed.pr.gov.br
http://www.planetasercomtel.com.br












 fotos Natalia Turini

Nenhum comentário: