Orlando vem há mais de uma década realizando expedições de caráter documental, histórico e antropológico quando registra, publica e expõe sua interpretação e releitura do patrimônio humano e natural do Brasil, sem num ato de intimidade e cumplicidade com o outro. Em seu último trabalho - recém lançado, o fotógrafo acompanhado de seu filho o cineasta e designer Rafael Slomp de Azevedo percorrem embarcados toda esta extensa região que fica entre Guaraqueçaba no Estado do Paraná e Iguapé Jureia já em São Paulo. O complexo Lagamar é considerado um dos mais importantes oráculos biológicos do Brasil, ainda muito pouco revelado e conhecido. Um dos últimos remanescentes sobrevivente de Mata Atlântica.
A cultura caiçara, de heróico povo que habita as ilhas desta região é o documento vivo de forte identidade onde a água é seu país e sua vida. Paisagens, fauna e flora, ritos e crenças, lendas e tradições, desfilam agora numa verdadeira procissão e peregrinação. Um verdadeiro mergulho nas águas da memória. O grande encontro das águas dos rios e das montanhas com o mar.
"Expedição Coração do Brasil - Paranaguá, Lagamar" vem ampliar a compreensão e visão do Brasil. Será o quinto volume desta série interminável, num verdadeiro projeto existencial de vida, fé e de convicção absoluta. O livro tem um total de 432 páginas com 650 imagens coloridas e em preto e branco, capturadas em formato digital, é um mergulho na história de um dos complexos biológicos mais importantes do Brasil e do mundo.
Conheça o site do fotógrafo http://orlandoazevedo.com.br/
"Navegar é preciso, rumo a linha do horizonte, rasgar velas e nuvens do infinito" Orlando Azevedo
fotos Natalia Turini
Nenhum comentário:
Postar um comentário